Atentado no Afeganistão mata 3 soldados da missão da Otan

Um atentado promovido por um atirador solitário provocou a morte de três soldados da missão da Otan no Afeganistão (Isaf) neste sábado, informou a aliança, através de comunicado.

De acordo com a Isaf, o agressor disparou contra os militares a partir de um ponto não confirmado do leste do país. A nacionalidade dos mortos não foi divulgada, já que esta é uma prerrogativa de cada estado membro da organização multilateral.

'Oficiais da Isaf e afegãos estão estudando o incidente para esclarecer os fatos, e se for considerado apropriado, serão divulgadas mais informações quando estas estiverem disponíveis', afirmou a missão aliada.

Nos últimos anos, aumentaram os ataques de soldados ou policiais afegãos contra as forças internacionais destacadas no país. Estas ações, no jargão militar são chamadas de 'green on blue' (verde contra azul), em alusão as cores dos uniformes das respectivas forças.

Em 2012 foram mais de meia centena de atentados, embora tenha sido registrada queda neste ano, devido a redução do papel das tropas estrangeiras no Afeganistão, pouco antes da retirada definitiva, marcada para 2014.

Frequentemente, os rebeldes talibãs assumem as ações, garantindo ter infiltrado combatentes nas fileiras das forças de segurança afegãs, o que ainda não aconteceu neste caso.

O conflito no país centro-asiático se encontra em um dos momentos mais sangrentos desde a invasão americana, que derrubou o regime fundamentalista talibã no fim de 2001. 


Fonte:EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog